17 FEV 2024
É HOJE!!!
🐂⚠️⚠️É HOJE!!!⚠️⚠️🐂
Hoje tem Bumba Meu Boi em Encruzilhada do Sul, único Município do Estado a manter a tradição.
Na noite de hoje (17) será realizada a tradicional e centenária festa do Bumba Meu Boi, festa do folclore popular brasileiro que se mantém viva no município há mais de cem anos, sendo a única cidade gaúcha a manter essa tradição. Neste ano, a abertura do festejo ocorre com arrastão dos Blocos: Bar da Jake e Ser Penteadas, às 19h, animadores culturais às 19h30, apresentação da Bateria da Mocidade + Passistas, às 20h. O arrastão e as baterias foram solicitadas pela Liga Carnavalesca em razão dos desfiles da última segunda (12) que foram cancelados pelas chuvas intensas.
A saída do boi ocorrerá também às 20h percorrendo algumas das principais ruas da cidade, tendo como ponto de chegada a Praça Dr. Ozy Teixeira prevista para às 21h, onde crianças, jovens e idosos esperam para "brincar" com o boi e despedirem-se dos festejos de Carnaval. O encerramento da folia fica por conta da Banda Cia Show 4 às 22h.
A festividade integra as atividades do Conecta Verão 2024, idealizada pela prefeitura e o Sesc e que envolve circuito de cultura, esporte, lazer e entretenimento. As atrações começaram em 22 de dezembro de 2023 e seguem até 24 de março de 2024.
O Bumba Meu Boi é uma festa do folclore popular brasileiro, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi. Ele é uma das expressões culturais mais vibrantes e marcantes do folclore popular brasileiro é uma celebração da vida, da comunidade e das tradições ancestrais. Nestes folguedos, são realizados cortejos ou outros tipos de apresentações, muitas vezes em caráter competitivo, durante as quais, agremiações chamadas de Bois, realizam espetáculos utilizando a figura do animal. A manifestação tem ligações com diversas tradições: africanas, indígenas e europeias, inclusive com celebrações religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período das festas juninas. Além disso, é uma expressão de resistência, identidade e pertencimento, que transmite valores, tradições e saberes de geração em geração, contribuindo para a preservação e valorização da diversidade cultural brasileira.