Com relação ao repasse aos universitários de Encruzilhada do Sul, venho esclarecer à comunidade encruzilhadense em geral:
Em nenhum momento o Executivo Municipal deixou de dialogar com os estudantes. Nas reuniões tenho mostrado, de forma transparente e realista, as dificuldades financeiras pelas quais o município atravessa. Este quadro é o mesmo enfrentado pelos demais municípios, Estado e União, como diariamente a mídia nos mostra.
Tais dificuldades, momentâneas, exigem dos administradores responsáveis, o corte de alguns investimentos como forma de manter saneadas as finanças públicas. Destaco que não são apenas os universitários atingidos pelas medidas tomadas recentemente pelo Executivo encruzilhadense.
Ao retornar de Brasília, após participar do encontro organizado pela Confederação Nacional de Municípios, tomei a iniciativa em convidar os universitários para uma reunião na qual expus a impossibilidade de, nas atuais condições da Prefeitura, manter o repasse mensal.
Como demonstração do esforço realizado pelo Executivo Municipal em auxiliar os universitários, no dia 10 de junho (quarta-feira) estamos repassando aos mesmos, R$ 25 mil. O mesmo valor será transferido no dia 10 de julho. Tal importância se refere ao valor disponibilizado pela Câmara de Vereadores. Esclareço que a importância , de acordo com a legislação, só será repassada pelo Legislativo ao Executivo no dia 31 de dezembro de 2015.
Também é importante destacar que a Prefeitura, ainda seguindo o que determina a legislação, precisa direcionar seus investimentos no setor educacional para estudantes que cursem até o Ensino Fundamental. Ao Estado cabe direcionar recursos para o Ensino Médio e a União, o Ensino Superior.
Ainda nas reuniões, disponibilizamos aos universitários a possibilidade de realizar eventos em conjunto o Executivo, (como baile municipal, por exemplo) cuja a renda reverterá para o auxílio nas passagens.
Por fim destaco, como já tenho dito em outras manifestações, que a suspensão no repasse aos universitários é temporária, provocada pela contínua diminuição nas receitas do município e tão logo seja possível, os valores voltarão a ser destinados para o auxílio nos deslocamentos a Santa Cruz e Cachoeira do Sul.
O Executivo encruzilhadense permanece aberto ao contínuo diálogo com os universitários, assim como também com todos os demais setores da sociedade encruzilhadense.
LAÍSE DE SOUZA KRUSSER
Prefeita