Nos dias 1 e 8 de junho foi realizado treinamento para a equipe da alimentação escolar e higienização das Escolas Municipais com as nutricionistas Lidiane Meinhardt dos Santos e Analie Nunes Couto. Neste dia foi realizado a entrega de uniformes para as funcionárias(os) que trabalham nas escolas municipais, valorizando esse profissional com destaque para a importância e relevância do trabalho que desenvolvem. O treinamento contou com a presença da coordenadora geral de Pessoal e planejamento, Lisiane Castro Machado e teve o apoio significativo da secretária de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski.
No treinamento foi abordado o tema “Os vilões da nossa mesa” que teve como objetivo qualificar os manipuladores para ser parceiros na promoção da saúde, pois eles têm participação no papel de educação alimentar, uma vez que a escola é reconhecida como um espaço favorável à formação de hábitos saudáveis e o manipulador de alimentos (merendeira) oferece as refeições podendo assim estimular o desenvolvimento dessas práticas. “ Nesse sentido foi informado aos participantes do efeito negativo do consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos de pacote, refrigerantes, bolacha recheada, balas , pirulitos entre outros, que são ricos em açúcar, sódio, gorduras e aditivos.” Explica Lidiane, acrescentando: “Esses vilões contribuem para o aumento da obesidade infantil e do adulto, contribuindo para o risco de adquirir doenças como diabetes,pressão alta,doenças cardiovasculares e câncer, entre outras” .Esse tema foi finalizado abordando os alimentos que devem ser consumidos diariamente para a manutenção da saúde.
Neste contexto, em uma pesquisa realizada em 2014 pela nutricionista Analie quanto ao consumo de alimentos comercializados nas cantinas escolares do nosso município, foi observado um consumo superior a 70% de alimentos ultraprocessados pelos alunos do 6° ao 9° ano.
Logo após a nutricionista Analie abordou o tema Boas práticas no serviço de alimentação escolar, garantindo a oferta de uma alimentação saudável e adequada tanto no ponto de vista nutricional quanto das condições higiênico-sanitárias, desde o preparo até o consumo pelos alunos.
Finalizando o encontro a nutricionista Lidiane trabalhou a importância do uso das fichas técnicas como um instrumento de qualidade na produção de refeições. A formação de manipuladores de alimentos, além de ser fundamental para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), constitui uma ação integrada e de responsabilidade dos gestores, nutricionistas e demais envolvidos com a alimentação escolar, sendo também fundamental para a garantia de uma alimentação saudável neste ambiente.