
Em decorrência da catástrofe que atinge nosso estado, o Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, antecipou e unificou o calendário de maio do Programa Bolsa Família para todos os beneficiários em cidades afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul, incluindo Encruzilhada do Sul.

Com a medida, todos que fazem parte do programa poderão realizar o saque ou a movimentação do benefício na próxima sexta (17).

O MDS também suspenderá as ações de averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família no Rio Grande do Sul até dezembro de 2024. O objetivo é manter os pagamentos de benefícios e suspender repercussões que resultem na interrupção do pagamento, como bloqueios e cancelamentos. Mais de 252 mil famílias haviam sido convocadas no estado para regular seus cadastros.

Além disso, as famílias que teriam seus pagamentos interrompidos a partir de maio em razão de não regularização cadastral dentro dos prazos e procedimentos estabelecidos por esses processos, terão os pagamentos retomados para que sigam recebendo o Bolsa Família.

Inicialmente para os meses de maio e junho, o MDS assegurou o pagamento unificado no primeiro dia do calendário a todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família no Rio Grande do Sul. Isso significa que os beneficiários do estado poderão movimentar o recurso sem a necessidade de seguir o calendário escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).