Seis décadas de muito trabalho e inúmeras conquistas. Assim pode-se definir a trajetória da Emater, instituição que em 2015 completa 60 anos de prestação de serviço especializado à agricultura familiar gaúcha.A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), berço da Emater, nasceu em 2 de junho de 1955. Cada vez mais social, a entidade ensinou e incluiu produtores de todo o Estado sem parar de expandir suas atividades. Começou com 1,5 mil famílias, de acordo com o primeiro relatório de 1956.Em 2013, atendeu 224 mil. Atualmente, está presente em 494 dos 497 municípios do RS e cobre Cachoeirinha, Esteio e Lindolfo Collor, nos quais não tem escritório, com extensionistas dos municípios vizinhos.
Além da assistência técnica e extensão rural (Ater), agrônomos, técnicos e assistentes sociais atuam diuturnamente no fortalecimento da agricultura familiar, inclusão social e qualidade de vida no campo. Para os próximos anos, além de recuperar em definitivo a filantropia, que há quase duas décadas está em xeque, o desafio da instituição é proporcionar aos pequenos produtores o acesso ao conhecimento e tecnologias que tornem a produção mais limpa e eficiente.
Para comemorar a data, os funcionários do escritório local recepcionaram parceiros e autoridades, na manhã do dia 02 de junho com um café solidário, na Associação dos Técnicos Agrícolas. A prefeita Laíse de Souza Krusser participou da confraternização e recebeu, do chefe do escritório local, Genésio Schäffer ,um minucioso roteiro cronológico dos 60 anos da história da extensão rural no RS.