Ontem (9), a equipe do SEBRAE e da Unisinos apresentou o Plano de Posicionamento Territorial e Estratégias de Turistificação de Encruzilhada do Sul, durante evento na Casa Valduga. Francielle Daudt, Gabriel Gallina e Fabrício Tarouco, do Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos, apresentaram estratégias para posicionar Encruzilhada do Sul como um destino turístico único, a partir de um processo rigoroso que envolveu pesquisa e diagnóstico do contexto local, análise de outros destinos turísticos referência no cenário mundial, workshops com atores locais e consolidação dos achados.
A iniciativa, feita em parceria com a prefeitura, identificou o potencial de Encruzilhada do Sul ser reconhecida como Terra do Melhor Terroir, e sugere projetos e desdobramentos que podem ser acolhidos por empreendedores e pela comunidade local, que vão desde ideias para embelezar a cidade, até sugestões de novos empreendimentos, experiências e produtos.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Emanuel Nobre, secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, produtores rurais, empresários locais e representantes do setor hoteleiro que trabalha com campings, pousadas e outras acomodações, reforçando a relevância desses locais para o desenvolvimento do turismo local.
A aplicação das estratégias apresentadas no projeto deve impactar diretamente os empreendedores locais, atraindo mais visitantes e investimentos, fortalecendo a economia local e posicionando Encruzilhada do Sul como um destino turístico de destaque no estado e no país.