Na última sexta-feira (25), a coordenadora do CEAMA, Fernanda Castro, esteve em Santa Cruz do Sul para participar do lançamento do projeto "Espectro Unisc-Inclusão que Transforma", que será expandido para nossa região. Também estiveram presentes Aline Azeredo, representando a Associação Pró Autismo TEApoio, e Beatriz Azambuja e Oscar Santos, representando, respectivamente, os vereadores Sidnei Nunes e Cristina Boni.
O projeto, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), só foi possível graças à destinação de 3 milhões de reais feita pelo deputado federal Marcelo Moraes para a criação do programa. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco no protagonismo dessas pessoas e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sócio-afetivas.
O "Espectro Unisc-Inclusão que Transforma" visa, ainda, melhorar a qualidade de vida tanto das pessoas com TEA quanto de seus familiares, oferecendo oportunidades para o crescimento pessoal e a integração social. Com a expansão do projeto, espera-se um impacto positivo em nossa comunidade, trazendo mais visibilidade e apoio para a inclusão de pessoas com TEA.
Fernanda Castro destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento de uma sociedade mais inclusiva e para a construção de novas perspectivas para as famílias que convivem com o TEA.