Em menos de 24 horas, Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, registrou mais de 200 milímetros de precipitação, ocasionando alagamentos e deixando famílias desalojadas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, atua de forma integrada para atender as ocorrências e garantir a segurança da população.
Até o momento, 26 residências localizadas em áreas de risco nas proximidades do Arroio Lava Pés estão sendo monitoradas. Algumas casas foram invadidas pela água, forçando ao menos oito pessoas a deixarem seus lares e se abrigarem com familiares.
Na manhã desta sexta-feira (09), as equipes municipais intensificaram os atendimentos e realizaram a entrega de colchões e cobertas às famílias atingidas. Vários bairros enfrentaram grande acúmulo de água, agravado pela presença de obras de calçamento em andamento, o que dificultou o escoamento adequado da chuva.
O coordenador da Defesa Civil municipal e secretário de Administração, Gilson Soares, destacou que todas as equipes estão nas ruas, atuando com agilidade e empenho. “Nossa missão é prestar atendimento aos moradores afetados o mais rápido e da melhor forma possível”, afirmou. Caso haja necessidade, a Prefeitura também disponibilizará o abrigo municipal para acolher os desalojados.
A Administração Municipal segue em alerta e mobilizada para minimizar os impactos causados pelo volume expressivo de chuva e reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.