A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada por chuvas intensas que causaram diversos transtornos em Encruzilhada do Sul. Em menos de 24 horas, o município registrou um acumulado de 250 milímetros de precipitação.
Os arroios Lava Pés, Silva, Passo do Elias e da Vila Esperança transbordaram, resultando em alagamentos em vários pontos da cidade e do interior. As regiões mais atingidas incluem os bairros Rondina, Vila Esperança e as proximidades dos arroios.
De forma preliminar, estima-se que mais de 150 pessoas foram afetadas, sendo cerca de 30 famílias diretamente atingidas e ao menos 40 pessoas desalojadas. A força da água invadiu residências e comprometeu o sistema de abastecimento do município, já que o local onde está instalado o reservatório foi inundado, deixando a cidade temporariamente sem água.
Desde as 2h da manhã, equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Bombeiros, atuam de forma ininterrupta na desobstrução de vias e bueiros, no atendimento às famílias e no monitoramento das áreas de risco. Máquinas retroescavadeiras estão sendo utilizadas para agilizar os trabalhos, e o prefeito Benito Paschoal acompanha de perto todas as ações.
O subcoordenador da Defesa Civil, Alex Zanatta Riegel (Leco), informou que o município está preparado para oferecer abrigo, caso necessário. “Nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar da população. Seguimos mobilizados para atender a todos que precisarem”, destacou.
As informações divulgadas até o momento são parciais e extraoficiais. Como Encruzilhada do Sul possui uma grande extensão territorial e muitas localidades no interior, ainda está sendo realizado um levantamento mais completo das áreas atingidas.
A Prefeitura pede que a população evite transitar em áreas alagadas e permaneça atenta aos comunicados oficiais.