O supervisor regional do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Ricardo Lopes de Almeida, esteve reunido com a prefeita Laíse Souza. Também participaram do encontro o secretário geral de Governo, Alaur Soares, e a secretária de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes.
Ricardo Almeida fez um balanço dos cursos que o Senar, com apoio do Sindicato Rural, tem desenvolvido no município, especialmente em conjunto com a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social. Ele não poupou elogios para a equipe da Secretaria de Cidadania, qualificando-a como fundamental para que variados cursos já tenham sido realizados sempre com bastante sucesso. “Tenho citado em outros municípios a Prefeitura de Encruzilhada do Sul como exemplo a ser seguido”, revelou o supervisor do Senar.
Durante o encontro, a prefeita Laíse de Souza e o supervisor Ricardo Almeida firmaram parceira para a realização de mais três importantes cursos destinados gratuitamente aos encruzilhadenses. O Executivo não precisará investir recursos financeiros. A participação da Prefeitura se dará na busca dos interessados, formação das turmas e cedência de espaços físicos, por exemplo.
Nas próximas semanas devem ser abertas as inscrições para os cursos. Confira detalhes de cada um deles:
TURISMO RURAL
• Objetivo: Identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento da renda da propriedade rural.
• Público alvo: Produtores e trabalhadores rurais que desejam utilizar a propriedade rural como exploração de técnicas atrativas, as quais promovam lazer e entretenimento a visitantes.
• Condições: Idade mínima de 18 anos; escolaridade alfabetizado; mínimo de participantes 8; máximo de 15 e carga horária, 220 horas.
• Etapas:
Etapa I
Articulação e sensibilização – 4 horas
Etapa II
Identificação e seleção de oportunidades de negócio – 24 horas
Etapa III
Planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais – 24 horas
A acolhida no meio rural – 24 horas
Etapa IV
Roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas – 24 horas
Implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato – 24 horas
Comandando e organizando a cozinha rural – 24 horas
Os segredos da boa culinária rural – 32 horas
O serviço de restaurante rural – 24 horas
Etapa V
Consolidação das ações desenvolvidas - 16 horas
PROGRAMA ALFA – ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR
• Objetivo: Oportunizar para adultos do campo com baixa escolaridade a chance de aprender a ler e escrever, além de participar de cursos de formação profissional do Senar.
São 210 horas de alfabetização, complementadas por dois cursos regulares. O Programa é reconhecido com o TOP ABRH 2009 e Prêmio Oswaldo Checcia ABRH Nacional 2010 – categoria sustentabilidade e responsabilidade social e o TOP de Marketing ADVB 2011.
• Público alvo: produtores e trabalhadores rurais
• Condições: idade mínima 18 anos; escolaridade, alfabetizado; mínimo de participantes por turma, 12; máximo de particantes por turma, 20 e carga horária 210 horas.
PROGRAMA LEITEC
• Objetivo: capacitar produtores de leite com conhecimentos gerenciais e técnicos na produção, abordando aspectos de gestão, manejo, solo, genética, sanidade e nutrição.
• Público-alvo: produtores rurais na área de leite
• Condições: idade mínima, 18 anos; escolaridade, alfabetização; mínimo de participantes, 8; máximo de participantes, 12 e carga horária, 120 horas
• Programação
Módulo 1 – Diagnóstico da propriedade leiteira – 4 horas
Módulo 2 – Avaliação de resultados e diagnóstico – 8 horas
Módulo 3 – Gestão da propriedade leiteira – 12 horas
Módulo 4 – Manejo e fertilidade do solo – 12 horas
Módulo 5 – Manejo da terneira e novilha – 12 horas
Módulo 6 – Manejo da vaca seca e em lactação – 12 horas
Módulo 7 – Reprodução e melhoramento genético 12 horas
Módulo 8 – Manejo sanitário de bovinos de leite – 12 horas
Módulo 9 – Ordenha e qualidade do leite – 12 horas
Módulo 10 – Nutrição de bovinos de leite – 12 horas
Modulo 11 – Produção de forrageiras – 12 horas