A Defesa Civil de Encruzilhada do Sul deu início à entrega dos kits de combate à insegurança alimentar destinados às famílias atingidas pela estiagem no município. A primeira comunidade a receber os auxílios foi a Coxilha Grande, uma das regiões mais afetadas pela seca, onde, por diversas vezes, foi necessário o abastecimento de água por caminhão-pipa.
Na localidade da Chapada, divisa com o município de Cachoeira do Sul, também foram realizadas entregas pelas equipes da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), garantindo que os recursos cheguem a quem mais precisa.
Ao todo, 290 kits serão distribuídos conforme lista previamente definida pelas equipes da Secretaria de Cidadania e da Defesa Civil, com base no mapeamento das famílias vulneráveis durante o período da estiagem. Os recursos para aquisição dos kits vieram do Governo Federal e somam aproximadamente R$ 100 mil.
Durante a ação, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Gilson Soares, anunciou uma importante iniciativa: a instalação de uma cisterna comunitária na Coxilha Grande, com investimento próprio de R$ 20 mil. A obra será realizada em parceria com a Emater, Secretaria de Cidadania e Secretaria de Agricultura, com o objetivo de oferecer uma solução permanente de acesso à água para os moradores da localidade.