O Sicredi e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, apresentaram, terça-feira no Clube Encruzilhadense, um projeto cultural. Trata-se da peça de teatro infantil “Zum, zum, zum, a união faz a vida”, uma divertida aventura que destaca a importância de valores como respeito, união e amizade para superar desafios. “Zum, zum, zum, a união faz a vida” é produzido pela Liga Produção Cultural, com texto e músicas de Renato Mendonça e direção de João Pedro Madureira. A peça foi apresentada através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude, em duas sessões (10 e 14 horas), para alunos da rede municipal de ensino.
O espetáculo consistiu em 45 minutos de diversão para as crianças com a história dos irmãos Leona e Artur. Leona é cadeirante e vê em seu irmão um grande amigo. Em uma noite de brincadeiras, as crianças escutam o som de uma pequena abelha que pede ajuda aos dois para uma grande missão. Juntos, eles partem para uma viagem inesquecível e conhecem a Rainha Mau-Mau e o Cacunda, dois personagens que não sabem o valor da cooperação e lutam para que o mal vença sobre o bem. E é aí que os irmãos entram em ação, mostrando aos vilões a importância do respeito, da união e da amizade.
A peça teatral é direcionada para crianças de seis a dez anos, do Ensino Fundamental I Todo o material utilizado nos figurinos, cenários e adereços é basicamente reciclável, além da iluminação que privilegia efeitos com luz de LED, que exige um baixo consumo de energia.
Ficha técnica da peça teatral:
Texto e músicas: Renato Mendonça
Direção: João Pedro Madureira
Elenco: Ágata Baú, Lauro Ramalho, Sofia Salvatori e Vinícius Meneguzzi
Figurinos: Coca Serpa
Cenografia: Élcio Rossini
Produção: Liga Produção Cultural