No próximo dia 9 de dezembro (quarta-feira) as escolas de Educação Fundamental do município terão eleição para a escolha de diretores. A inscrição de chapas ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro. Além de pais, professores e funcionários, podem votar todos os alunos que cursam a partir do 6º ano e os maiores de 12 anos de idade matriculados até o 5º ano.
A votação no dia 9 de dezembro será de acordo com o horário de funcionamento de cada escola. Já a apuração dos votos ocorre tão logo as urnas sejam fechadas. Em cada escola existe uma comissão encarregada de acompanhar o processo da eleição, constituída por representantes dos professores, alunos, CPM, pais e funcionários. O mandato dos diretores eleitos é por dois anos, sendo permitida uma recondução ao cargo.
As eleições em todas as escolas são organizadas e supervisionadas por uma comissão geral, constituída por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Profissionais da Educação (SINPE). São eles, respectivamente: Gisele Pereira Rodrigues, Iara Janice de Souza Vargas e Lílian Veiga.
O processo de eleição é organizado de acordo com a Lei número 3.276/2006 e suas alterações. O período de administração do diretor corresponde ao mandato de dois anos, permitida uma recondução.
A eleição será realizada nas EMEF São Luiz, Dom João VI, Bibiano Batista, Anjo da Guarda, Adão Freitas Fonseca, Machado de Assis e Marechal Rondon. Em duas delas (Dom João VI e Bibiano Batista) existem dois candidatos. Na EMEF Cassiano José Moralles não haverá eleição, eis que o segmento de funcionários não está constituído. Dessa forma ocorrerá a indicação de diretor.