Do dia 13 ao dia 20 de novembro, toda a equipe docente e educandos da Escola Cassiano José Moralles realizaram atividades voltadas ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. Dentre as atividades foram realizados trabalhos de pesquisa, culinária, confecções de máscaras, confecções de jogos de tabuleiro, danças, pinturas, teatro, trabalhos com argila, produções textuais, desenhos e apresentações.
As comemorações iniciaram com uma palestra sobre a história dos quilombos até os tempos atuais, ministrada por Pedro Lúcio Silveira. Os outros dias da semana foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos e, no encerramento, dia 20 de novembro, os alunos foram contemplados com uma palestra sobre legislação, com a professora Elisabete Silveira. Neste mesmo dia, realizaram-se apresentações do Grupo de Capoeira Acarajé e do Grupo de Danças Arte e Movimento.
A equipe diretiva da escola agradece a todos que fizeram desta semana um grande evento, pois além dos conhecimentos adquiridos também houve muita troca de experiências. No Dia da Consciência Negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é de fundamental importância para nossa identidade nacional, destacam os gestores.