Na quarta-feira, dia 9, as Escolas de Educação Fundamental do município tiveram eleição para a escolha de diretores. Puderam votar todos os alunos que cursam a partir do 6º ano e os maiores de 12 anos de idade matriculados até o 5º ano.
A votação foi de acordo com o horário de funcionamento de cada escola, e a apuração dos votos ocorreu tão logo as urnas foram fechadas. Em cada escola existia uma comissão encarregada de acompanhar o processo da eleição, constituída por representantes dos professores, alunos, CPM, pais e funcionários. O mandato dos diretores eleitos é por dois anos, sendo permitida uma recondução ao cargo.
As eleições em todas as escolas foram organizadas e supervisionadas por uma comissão geral, constituída por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Profissionais da Educação (SINPE). São eles, respectivamente: Gisele Pereira Rodrigues, Iara Janice de Souza Vargas e Lílian Veiga.
O processo de eleição é organizado de acordo com a Lei número 3.276/2006 e suas alterações. O período de administração do diretor corresponde ao mandato de dois anos, permitida uma recondução. Confira os resultados:
ESCOLA DOM JOÃO VI
Diretor José Pedro Marques Dorneles. Dos 209 votantes, 112 (53%) foram para o candidato eleito.
ESCOLA MARECHAL RONDON
Diretor Anderson Alves Bica. Dos 108 votantes, 100 (92,5%) foram para o candidato eleito.
ESCOLA BIBIANO BATISTA
Diretora Cristiane Aparecida Machado Gonçalves. Dos 195 votantes, 123 (63,7%) foram para a candidata eleita.
ESCOLA SÃO LUIZ
Diretora Izabel das Graças Corrêa de Freitas. Dos 107 votantes, 75 (70%) foram para a candidata eleita.
ESCOLA MACHADO DE ASSIS
Diretora Nayara Rael Nunes da Silveira. Dos 199 votantes, 183 (93%) foram para a candidata eleita
ESCOLA ANJO DA GUARDA
Diretora Elisabeth da Silva Braga. Dos 279 votantes, 255 (91,4%) foram para a candidata eleita.
ESCOLA ADÃO FREITAS FONSECA
Diretora Jamila Prestes. Dos 144 votantes, 133 (92,3%) foram para a candidata eleita.
Na EMEF Cassiano José Moralles não houve eleição, eis que o segmento de funcionários não está constituído. Dessa forma ocorrerá a indicação de diretor.