Produtores de uva e indústrias de vinho e espumante de Encruzilhada do Sul, independente do tamanho, passam a contar com um importante aliado para o desenvolvimento da vitivinicultura no município. Trata-se da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Através de uma parceria firmada com o Executivo local, a Universidade está disponibilizando, gratuitamente, todo o seu conhecimento aos produtores de Encruzilhada do Sul. Hoje já existem no município, 600 hectares cultivados com uvas de variedades diversas.
Na semana passada o professor da UFPel, Valdecir Carlos Ferri, acompanhado pelos alunos de Engenharia Agrícola, Aline Duarte Gomes e Gabriel Almeida, esteve no Centro Administrativo Municipal, reunido com os secretários de Agropecuária, Iberon Barros Gonçalves, Indústria e Comércio, Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes e Miguel Machado, funcionário desta última Secretaria.
O professor Valdecir explicou que o projeto, já em andamento em outros municípios, tem como objetivo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento sustentável do setor. “Estamos à disposição para oferecer capacitação e qualificação aos produtores, de acordo com as necessidades de cada município”, destacou. A UFPel ainda pode assessor em ações de promoção e comercialização dos produtos (vinho e espumante), bem como acompanhar tais projetos
“Nossas ações no município vão depender das demandas apresentadas pelos envolvidos na vitivinicultura”, destaca Valdecir. A UFPel pode , por exemplo, realizar uma palestra, desenvolver cursos ou organizar Dia de Campo, entre outras atividades.
Os interessados em acessar as ações que estão sendo oferecidas pela UFPel, podem manter contato com o secretário de Agropecuária, Iberon Gonçalves ou Miguel Machado, na Secretária de Indústria e Comércio.