Desenvolvendo um importante trabalho voltado a proteção da criança e adolescente, o Conselho Tutelar de Encruzilhada do Sul atendeu entre os meses de novembro de 2014 e outubro de 2015, 745 ocorrências. Os números foram divulgados pelo coordenador do CT, Celso Vicente Franco Dias. Confira os detalhes:
Orientação e advertência 180
Visita domiciliar 100
Conflito familiar 97
Relatório 63
Violência psíquica 50
FICAI (Ficha Aluno Infrequente) 40
Audiência 30
Ação conjunta com outros órgãos 25
Requisição de vaga escolar 22
Exploração sexual 20
Ato infracional 17
Abuso sexual 15
Acolhimento institucional 13
Negligência na educação 11
Encaminhamento à rede de atendimento 10
Drogadição 10
Negligência na saúde 08
Vulnerabilidade social 08
Negligência na higiene 07
Bullyng 07
Violência sexual 05
Abandono 05
Fiscalização entidade de atendimento 01
Busca ativa 01
Os titulares do Conselho Tutelar são: Cassiano Nunes Carvalho, Marisa da Cunda Escouto, Celso Vicente Franco Dias (coordenador) Denise Fátima Machado (secretária) e Maria Elaine Pedroso Sevezysnki. Os conselheiros suplentes são: Milene Moch Damé, Rita Luciane Cassabone Lopes, Maria Gabriela Santos, Magda Maria Cruz Ribeiro e Jussara Morales da Silveira.
SAIBA MAIS: A ação do Conselho Tutelar tem o grande potencial de contribuir para a efetivação no que tange ao atendimento à infância e adolescência. O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Isso significa que ele é vinculado na esfera administrativa à Prefeitura, sem prejuízo, no entanto à sua autonomia na tomada de decisões. Essa vinculação ao Poder Executivo, exige que haja uma relação ética e responsável entre o Conselho e a Administração Municipal, além da necessidade de cooperação técnica envolvendo as Secretarias, Departamentos e programas municipais voltados para a criança e adolescente. Como um dos operadores da política de atendimento, o Conselho Tutelar deve contar com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAESUL), do Judiciário, das entidades civis que trabalham com a população infanto-juvenil e principalmente da população em geral. Todos esses atores devem zelar pelo bom funcionamento do Conselho Tutelar e pela correta execução de suas atribuições legais.
FUNCIONAMENTO: O Conselho Tutelar funciona no segundo piso do Banco do Brasil (com entrada pelos fundos), das 8h12min até 11h45min e das 13h30min às 15h30min. Fora deste período sempre existe um conselheiro de plantão que pode ser acionado pelo 9618 1550. E-mail do Conselho Tutelar: ctencruz@yahoo.com.br