12 ABR 2016
Rede da Eletrosul vai passar por Encruzilhada

Investimento de R$ 700 milhões e 270 km de extensão: este é o investimento e o tamanho de uma rede de energia elétrica de alta tensão da Eletrosul que passará por Encruzilhada do Sul. Os detalhes deste importante empreendimento foram objeto de uma audiência semana passada no Centro Administrativo Municipal. Na ocasião a prefeita Laíse Gorziza de Souza, acompanhada pelo engenheiro ambiental Rudy Nunes Langassner recebeu o gerente Regional do RS da Eletrosul Celso de Andrade Neves Bristes e o analista ambiental Carlos Henkin.

Os representantes da Eletrosul explicaram que a linha de transmissão de energia elétrica vai ligar Candiota a Guaíba, passando pelos seguintes municípios: Pinheiro Machado, Piratini, Canguçu, Encruzilhada, Amaral, Dom Feliciano, São Jerônimo, Barão do Triunfo, Arroio dos Ratos, Mariana Pimentel e Eldorado do Sul.  A obra deve começar em agosto deste ano, se estendendo aproximadamente até março de 2018.

As torres de alta tensão tem altura variada, podendo oscilar dos 20 até 40 metros. Existe a possibilidade de que ao menos alguns dos funcionários que irão trabalhar na rede, possam ser contratados em Encruzilhada do Sul.

A passagem da rede da Eletrosul  no município também significa a possibilidade de utilizar parte da energia elétrica para o abastecimento de futuros empreendimentos comerciais ou industriais. Para isto basta fazer o rebaixamento da rede. Tal hipótese foi destacada como muito importante pela prefeita Laíse Gorziza, eis que atualmente não existe energia elétrica em quantidade expressiva, disponível no município.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: os diretores da Eletrosul convidam a comunidade em geral para a audiência pública sobre a rede, que está marcada para o dia 28 de abril, às 19 horas na Câmara de Vereadores. Na ocasião, todos os detalhes da  obra serão mostrados e analisados. A presidente da FEPAM, Ana Maria Pellini, deve participar da reunião.