12 ABR 2016
Associação busca apoio para produzir hortigranjeiros orgânicos

Integrantes da Associação de Agricultores Verde Sul estiveram reunidos semana passada no Centro Administrativo Municipal, com a prefeita Laíse Gorziza de Souza e outras autoridades. A entidade criada em 2013 tem 15 associados, localizada no Cerro São Salvador e vem se especializando na produção de hortigranjeiros orgânicos. De acordo com o presidente da Associação, Aguinaldo Machado da Silveira, boa parte da produção já é livre de veneno, porém o objetivo é chegar a 100%. Para isto os produtores já realizaram diversos cursos junto ao SENAR e SEBRAE, além de visitas técnicas em propriedades e empresas, observando inovações com  máquinas e manejos diferentes.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Agropecuária, Iberon Barros Gonçalves; o gestor da carteira de crédito rural do Sicredi, Victor Meirelles Kollet; a gerente regional do SEBRAE, Liane Klein; a consultora do SEBRAE, Kathleen Kruger e o supervisor regional do SENAR, Ricardo Almeida.

O presidente Aguinaldo da Silveira explicou que os integrantes da associação estão necessitando de apoio em dois setores: assistência técnica e recursos financeiros para investimentos em estufas e irrigação. “Desta forma poderemos expandir nossa produção com segurança, eis que existe mercado tanto em Encruzilhada do Sul como municípios da região”,  mostrou Aguinaldo.

Com relação a assistência técnica, a prefeita Laíse de Souza recordou que o município repassa mensalmente, R$  10 mil à Emater justamente para assessorar pequenos produtores. Ela solicitou que o secretário Iberon Gonçalves mantenha contato com a Emater, para que os integrantes da Associação de Agricultores Verde Sul possam ser atendidos da forma como necessitam. Já o representante do Sicredi, Victor Kollett disse que nos próximos dias será apresentada à Associação, uma proposta visando os investimentos em estufas e irrigação.