02 MAI 2017
Escola Municipal Adão Freitas Fonseca é selecionada a participar da Campanha Floresta é Vida 2017/2018 da CMPC Celulose Riograndense

A Campanha Floresta é Vida, promovida pela CMPC Celulose Riograndense, tem como objetivo, oferecer orientações técnicas/pedagógicas e apoio financeiro a municípios pré-selecionados da base florestal, incentivando a realização de projetos que desenvolvam responsabilidade ambiental da comunidade escolar diante de problemas socioambientais locais através da metodologia “Melhoria do Pátio Escolar”. A Educação Ambiental tem sido uma valiosa ferramenta para despertar os diferentes públicos da necessidade de ações que minimizem os impactos ambientais locais. O projeto é destinado a escolas públicas da rede municipal ou estadual de municípios da região de atuação florestal da CMPC Celulose Rio Grandense. Foram 17 municípios selecionados Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeira do Sul, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Eldorado do Sul, Guaíba, Lavras do Sul, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, São Jerônimo e São Sepé. O processo envolve a visualização dos sonhos de cada um para a escola, a análise ambiental do ‘pátio escolar’, o planejamento coletivo das transformações e a sua implantação. Em meio a esta jornada são trabalhados os conteúdos curriculares, tendo como base a ética e o meio ambiente, junto a dinâmicas que envolvem relações sociais, organização e integração do grupo, resolução de conflitos, arte e cultura. A Secretaria de Educação convocou as escolas interessadas a participar da Campanha Floresta é Vida 2017/2018, para enviarem um projeto der acordo com as normas orientadas pela CMPC Celulose Riograndense. Cada escola, que participou do processo seletivo seguiu o roteiro de apresentação com capa, dados de identificação, apresentação da escola, justificativa e público-alvo. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão e a vencedora foi a Escola Municipal Adão Freitas Fonseca. Os avaliadores destacaram a área de justificativa como a mais importante do trabalho. Elogiaram também, a extensão de área física da escola, parreiral e horta. Inclusive o espaço físico, é o maior dentre todos os municípios selecionados. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Adão Freitas Fonseca possui 160 alunos matriculados, a diretora é Jamila Prestes, a Campanha Floresta é Vida é coordenada pelo Professor Mateus. B. Dull, auxiliado pela professora Ione von Diemen e como professores responsáveis Maria Glaci Pereira da Silva e Ionara Cruz. Dentre as práticas desenvolvidas na escola destaca-se a um pequeno parreiral, este com necessidade de suporte profissional, considerando que o mesmo foi viabilizado pelo Programa Mais Educação, que não está sendo executado no momento, faltando assim recursos financeiros para dar continuidade à iniciativa. A justificativa do projeto que chamou a atenção da comissão avaliadora foi desenvolver ações, que corroborem práticas de sustentabilidade, sendo: acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e o entorno para pensar em soluções sustentáveis, bem como investir de forma efetiva no sentido de melhorar a qualidade de vida através da consolidação de práticas sustentáveis. Alguns objetivos e metas são o cultivo de mudas, confecção e manutenção de hortas verticais, dar continuidade ao cultivo do parreiral, arborização, com mudas nativas e frutíferas, realização de atividades artísticas alusivas ao tema. Desenvolver a consciência ambiental e consumo sustentável através de boas práticas de manejo dos recursos naturais; levar o aluno a compreender a dimensão do espaço escolar e de sua comunidade como parte de um macro sistema pelo qual é responsável; promover integração família/escola visando um comprometimento e sentimento de pertencimento nas suas comunidades e espaço escolar, desenvolvendo assim, um senso de responsabilidade com o bem coletivo. A campanha da CMPC Celulose Riograndense envolve a visualização dos sonhos de cada um para a escola, a análise ambiental do ‘pátio escolar’, o planejamento coletivo das transformações e a sua implantação. Em meio a esta jornada são trabalhados os conteúdos curriculares, tendo como base a ética e o meio ambienta, junto a dinâmicas que envolvem relações sociais, organização e integração do grupo, resolução de conflitos, arte e cultura. A segunda etapa aconteceu na última semana, em Barra do Ribeiro, com atividades de troca de experiências entre os 17 municípios que compõem a campanha nesta edição. Durante o período de realização das atividades em 2017/2018, representaram a EMEF Adão Freitas Fonseca na ocasião Mateus Dull coordenador do projeto, Ionara Cruz professora responsável e a Supervisora da SME Lilian Veiga. O responsável pelo setor de Comunicação da CMPC Daniel Andrioti apresentou o local onde aconteceu o encontro, chamado Barba Negra, que é propriedade de plantio de eucalipto desde a década de 70. Os presentes realizaram visitação nas plantações, estufas, cortes e armazenamento de madeira. Também aconteceram oficinais e apresentações de projetos. Foi destacada na ocasião, a importância das escolas buscarem parcerias para o desenvolvimento do projeto com empresas e entidades do município o que irá agregar cada vez mais. O próximo encontro será o Dia de Campo no interior e de Cachoeira do Sul.