08 SET 2014
Escolas e entidades dao demonstracao de civismo

A tarde de domingo, com sol e temperatura agradável, levou centenas de pessoas ao centro da cidade para acompanharem a caminhada cívica que reuniu as escolas da rede municipal, duas da rede estadual (Borges de Medeiros e Barão do Quaraí) e algumas entidades. Foi o retorno da manifestação pública em comemoração a Independência do Brasil, que há vários anos não acontecia em Encruzilhada do Sul.

A secretária municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski, fez um balanço bastante positivo da caminhada cívica. “Tivemos a adesão de várias escolas e entidades, as quais mobilizaram pais, direção, professores e alunos, realizando um belo desfile. O público também foi outro destaque, lotando o centro da cidade”, diz a secretária.

A caminhada cívica se constituiu numa magnífica demonstração de civismo por parte de todos que desfilaram. Os temas “Amazônia patrimônio brasileiro”, “Meu jeito de ser brasileiro” e “Centenário de Lupicínio Rodrigues”  foram amplamente abordados pelas escolas. Os educandários mostraram a necessidade do envolvimento e da participação de todos, nas causas em prol do meio ambiente. A miscigenação do povo brasileiro, seus hábitos e costumes também foi bastante enfocada.  A Rua 15 de Novembro ainda foi invadida pela presença simbólica de Lupicínio Rodrigues. Sua música foi lembrada pelos estudantes no ano que marca a passagem do centenário de nascimento deste que é considerado um dos melhores compositores da MPB.

Durante a caminhada as escolas e entidades puderam mostrar um pouco do trabalho e diversos projetos que desenvolvem. Destaque ainda para a participação no desfile de muitos pais, os quais, desta forma, deram exemplo de civismo aos filhos. Ao longo de duas horas o público foi brindado com um belo desfile. Muitas manifestações de apoio à iniciativa partiram das pessoas que estiveram no centro da cidade, comprovando o acerto da SMECDJ em fazer retornar a manifestação no encerramento da Semana da Pátria.

A banda municipal abriu a caminhada. Constituída por cerca de cem componentes (estudantes das Escolas Borges de Medeiros e Mariano da Rocha), a banda é orientada por Adriano Horna. Logo a seguir desfilaram o PIM (Programa Primeira Infância Melhor), EMEIs Fonte da Alegria, Pé Pequeno,  Pingo de Gente, Chapeuzinho Vermelho, Paraíso Infantil, Branca de Neve e Pinóquio, EMEFs São Judas Tadeu, Coronel Honório Carvalho, Cassiano José Moralles, Bibiano Batista, Dom João VI, São Luiz e Marechal Rondon, APAE, Centro de Formação Divina Providência, EMEFs Adão Freitas Fonseca, Anjo da Guarda e Machado de Assis, EEEB Borges de Medeiros, EEEF Barão do Quaraí, CTGs Sinuelo da Liberdade e Rodeio de Encruzilhada, Associação Almirante João Cândido e Grupo Acarajé Capoeira, Associação Sol Nascente de Judô, EC Real de Encruzilhada do Sul e Sinergia Patinação. A prefeita Laise de Souza Krusser também participou da caminhada cívica, juntamente com o secretariado, assim como a equipe da SMECDJ, que organizou o evento.

A Semana da Pátria foi oficialmente encerrada com o arriamento das bandeiras, na Praça Dr Ozy  Teixeira, pela prefeita Laise de Souza Krusser, secretária municipal de Educação, Rita Pogozelski e o chefe de gabinete, Alaur Soares.