Sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade local através da Educação Ambiental, promovendo ações que visam a separação correta de resíduos sólidos, bem como sua reciclagem, agregando valor e possibilidade de geração de renda para as mesmas: este é o objetivo geral do projeto denominado Reciclar + Renda + Vida que começa a ser desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles, coordenado pela ecóloga Katlhen Stracke.
A prefeita Laíse de Souza Krusser e a secretária de Educação Cultura Desporto e Juventude, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski estiveram na Escola, acompanhando o lançamento do projeto, juntamente com o diretor Diego Guterres Silveira.
O Reciclar + Renda + Vida vai buscar o envolvimento de todas as localidades que formam a comunidade da Escola Cassiano, visando sensibilizá-las para a questão ambiental através de várias ações. O trabalho vai iniciar pela separação do lixo, passando pela produção de artesanato com material reciclável, pelo fomento do associativismo, comercialização e geração de renda suplementar. Estas serão desenvolvidas a partir de oficinas teóricas e práticas sobre Educação Ambiental objetivando a ampliação da cultura do reaproveitamento de recursos e de oficinas específicas – da reciclagem a comercialização.
O primeiro passo do projeto será a confecção de aproximadamente 60 lixeiras seletivas de pneus usados. As mesmas serão distribuídas em pontos estratégicos para armazenar os resíduos, os quais serão recolhidos semanalmente, pelo caminhão de coleta. Depois serão ofertadas oficinas nas terças e quintas-feiras para os educandos, com enfoque em educação Ambiental.
Outra meta é a confecção de mochilas com material reutilizado e personalizado pelos próprios alunos. Para as famílias serão promovidas oficinas diversas visando o aperfeiçoamento e novas formas de trabalho artesanal