O Programa Realiza Restauração irá auxiliar moradores e empresários locais a reparar os danos causados pela tragédia climática que afeta o Estado desde maio. Com recursos da Defesa Civil obtidos através da Secretaria de Agropecuária junto aos governos federal e estadual, e investimentos próprios, o programa irá investir mais de R$ 2,5 milhões em reestruturação.
Desde a última semana, o Município recebeu 13,5 mil kg de leite em pó

, fornecidos pelo Conselho Nacional de Abastecimento que beneficiarão 1,5 mil famílias. O Secretário Municipal de Cidadania e Inclusão, Pedro Florisbal Machado e o Coordenador da Defesa Civil, Gilson Soares, já emitiram uma ordem de serviço que estabelece os critérios para a distribuição dos recursos advindos via Defesa Civil.
No que se refere aos 13,500kg de leite em pó

enviados pela CONAB, eles serão distribuídos para os seguintes segmentos:
Alunos matriculados nas Escolas Polo do interior do município

;
Alunos matriculados nas EMEI's da zona urbana

;
Crianças atendidas pelo PIM/PCF

;
Gestantes atendidas pelo PIM/PCF

;
Famílias do Acampamento Sepé Tiaraju

;
Famílias que integram a Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Lixo de Encruzilhada do Sul

;
Entidades que possuam cozinha comunitária inscritas na CONAB e se comprometam a utilizar o leite no preparo das refeições ofertadas

;
Entidades que estão inscritas no CMAS de Encruzilhada do Sul

, excetuando a APAE que receberá através da Federação das Apaes, da APECEDES que possui cozinha comunitária e da EMATER cujas famílias atendidas receberão o leite em pó através dos filhos que frequentam as Escolas.