05 OUT 2023
SAÚDE
Avanços na Unidade de Saúde 'Lava Pés': Rumo ao Selo Ouro do Programa Rede Bem Cuidar
Na reunião entre a gestão e a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) "Lava Pés", que faz parte do programa "Rede Bem Cuidar" do governo estadual, discutiram-se temas de melhorias para a unidade e foram oferecidas sugestões para qualificar ainda mais o atendimento voltado a saúde do Idoso. Atualmente, a equipe trabalha para alcançar o SELO OURO do programa RBC.
A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolverá um conjunto de ações planejadas para qualificar os processos de trabalho e a assistência em saúde oferecida à população. As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais:
1. Gestão e Processo de Trabalho:
Estimula-se o diagnóstico do território, aprimoram-se os processos de acolhimento e estratificação de risco e cuidado, apoiados em diretrizes clínicas, protocolos e planos terapêuticos singulares, entre outros. Cria-se uma rotina de registro, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas, que são debatidas sistematicamente e, se necessário, reformuladas. Além das atividades assistenciais que visam promover saúde e bem-estar, mapeiam-se na comunidade e no município potenciais iniciativas intersetoriais que promovam saúde nos seus mais variados aspectos.
2. Promoção e Educação em Saúde:
Apoia-se no conceito de aprendizagem significativa, interessada nas experiências anteriores e nas vivências pessoais dos envolvidos. Embasa-se na produção de conhecimentos que respondam a perguntas pertencentes ao universo de experiências e vivências de quem aprende.
3. Comunicação em Saúde e Ambiência:
Estimula a organização de espaços agradáveis para o trabalho dos profissionais de saúde e acolhedores para os usuários, bem como potencializa as formas de comunicação por meio de ferramentas tecnológicas.
4. Participação Social:
Incentiva a criação e/ou o fortalecimento de espaços de organização da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde, para identificar as reais necessidades de oferta de serviços de saúde locais.
#SaúdePública #ESF #RedeBemCuidar #enfrentarparatransformar