16 JAN 2024
Vacina contra a Covid entra para o calendário infantil do Ministério da Saúde

A covid-19 ainda é um problema de saúde pública e a vacinação contra a doença teve grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, sobretudo nos grupos mais vulneráveis. Desde 01/01/2024, a vacina contra a Covid de crianças de seis meses a menores de cinco anos está no Calendário Nacional de Vacinação.
A Secretaria da Saúde possui novas recomendações da Estratégia da Vacinação contra Covid-19 para 2024. A recomendação do Ministério da Saúde é aplicar nas crianças a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses.
Essa recomendação do Ministério da Saúde foi feita:
📌Pelos casos e óbitos por covid-19 em crianças
📌Porque durante o ano de 2023, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 foram mais frequentes entre idosos com 80 anos ou mais e crianças menores de 1 ano de idade.
📌Em razão de os óbitos de SRAG por covid-19 terem sido mais frequentes entre os idosos com 60 anos ou mais e crianças menores de 1 ano de idade.
📌Porque em novembro de 2023 foram registrados 5.310 casos de SRAG por covid-19 e 135 óbitos de SRAG por covid-19 entre crianças menores que 5 anos.
⚠️A Secretaria de Saúde ALERTA! ⚠️
A incidência e mortalidade de SRAG por covid-19 em crianças menores 5 anos de idade vem aumentando, principalmente a partir de 2022, tendo como destaque o ano epidemiológico de 2023.
Proteja a sua criança. Procure o posto mais próximo e vacine seu filho(a).