O secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo dos Santos Soares, que assumiu a função recentemente, já realizou duas reuniões com os agentes comunitários de saúde (ACS). O último encontro contou com a participação da equipe do PIM (Programa Primeira Infância Melhor). Pedro Paulo é um grande defensor e admirador do trabalho realizado pelos ACS, desde sua gestão frente a Secretaria de Saúde em outro governo municipal. “Em se tratando de saúde pública considero os ACS a base de tudo”, destaca Pedro Paulo, mostrando que os agentes conhecem as famílias residentes nas áreas que trabalham, sabem das dificuldades de cada membro da família e são essenciais em ações de prevenção de doenças.
O secretário de Saúde tem como objetivo motivar ainda mais os ACS para que eles possam ampliar o trabalho que vem desenvolvendo. Um dos objetivos é organizar grupos que reúnam diabéticos e hipertensos visando a troca de suas experiências no controle das enfermidades.
O ACS mora na comunidade onde trabalha e está vinculado à ESF que atende a comunidade. Ele deve estar em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.
O trabalho dos ACS é feito nos domicílios de sua área de abrangência (zonas rural e urbana), tendo entre suas atribuições específicas: realizar mapeamento de sua área; cadastrar as famílias; identificar famílias e indivíduos expostos a situações de risco; orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as até o agendamento de consultas, exames e atendimento odontológico; realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento de todas as famílias sob sua responsabilidade, desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
PRIMEIROS SOCORROS
Atendendo solicitação de alguns ACS, os bombeiros civis Paulo Roberto André Minuzzi e Carlos Bergmann participaram do último encontro. Eles deram dicas de primeiros socorros à pessoas que tenham sido vítimas de acidentes nas mais variadas situações. Os bombeiros mostraram que mesmo sem equipamentos adequados, é possível realizar alguns procedimentos básicos que possam manter a vítima em condições até a chegada do atendimento especializado.