Na última sexta-feira, dia 11 de março, foi realizada uma reunião entre o Secretário de Saúde e meio Ambiente, Marco Antônio Rassier, a Assessora Milene Ulinoski e os Agentes de Endemias do município.
A pauta da reunião focou no combate ao mosquito Aedes-Aegypt, popularmente conhecido como o mosquito da dengue, e o combate aos mosquitos borrachudos, que tiveram grande proliferação no verão, e ainda nesta época estão presentes na cidade e interior de Encruzilhada do Sul.
Tendo em vista que houveram casos de infecção por dengue no município no último verão, a Secretaria de Saúde buscou, em conjunto com os colaboradores, definir estratégias de combate aos mosquitos, assim como o aprimoramento de técnicas de trabalho, como as visitas residenciais, localização de focos de infestação, terrenos baldios, vasos de plantas, pneus velhos, assim como qualquer objeto que possa manter água empoçada. Não menos importante é conscientização dos moradores em cuidar de suas residências, para que não haja lugares propícios para criadouros de larvas.
O ovo do Aedes Egypti, por exemplo, é em torno de 07 (sete) a 10 (dez) dias para se tornar um mosquito adulto, segundo estudos da FIOCRUZ, por esse motivo, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana; dessa forma, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.
Esta é mais uma ação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul visando cuidar da saúde do povo encruzilhadense, prevenir também é cuidar.