27 ABR 2022
ALERTA URGENTE DE DENGUE
🚨 🦟 ⚠ALERTA URGENTE DE DENGUE 🚨 🦟 ⚠

O Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue. Mais de 12,5 mil casos já foram confirmados apenas dentro do Estado neste ano e mais de 30 mil suspeitos. Entre esses, oito mortes pela doença já foram confirmadas. Em Encruzilhada do Sul dois casos suspeitos estão em análise, porém vários municípios da região estão com casos confirmados e o município possui focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti, o que contribui para a proliferação do mesmo.
Aumento nos casos este ano:
No ano passado o RS registrou ao todo 11 óbitos pela doença. Em 2020, foram seis. Isso significa que em comparação com o mesmo período de 2020 (nas primeiras 15 semanas do ano) 2022 já possui mais do que o dobro do número de casos autóctones confirmados (quando a contaminação acontece no próprio local onde a pessoa reside). Foram 3.906 casos confirmados no ano passado e mais de 12,5 mil em 2022.
Fique alerto aos sintomas:
A dengue pode variar desde uma doença sem a manifestação de sintomas até quadros mais graves. Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta, mas se ela vier acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, náuseas ou vômitos, procure imediatamente um médico!