21 MAR 2023
SECRETARIA DE CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL
CURSO DE FLORICULTURA: PRODUÇÃO DE PLANTES ORNAMENTAIS, CORTE E VASO
CURSO DE FLORICULTURA: PRODUÇÃO DE PLANTES ORNAMENTAIS, CORTE E VASO
A Secretaria de Cidadania e Inclusão Social da Prefeitura Municipal, em parceria com o SENAR-RS e o Sindicato Rural, realizou o Curso de Floricultura, focado na produção de plantas ornamentais, corte e vaso. O curso ocorreu entre os dias 13 e 15 de março na Associação APRODECH da Chapada, com carga horária de 24 horas e certificado emitido pelo SENAR-RS. Treze pessoas da comunidade participaram, e uma das novidades foi a técnica japonesa de Kokedamas, que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera formada por musgos, substratos e argila.
O conteúdo programático abrangeu conceitos em floricultura, histórico e perspectivas de mercado, plantas ornamentais, clima e solo, irrigação, plantio e tratos culturais, doenças e pragas, colheita e pós-colheita, embalagem e comercialização, além de abordar plantas de corte e de clima tropical e temperado. Inclusive, uma dica interessante: as plantas “dormem” à noite e não devem ser molhadas nesse período.
A parceria visa não apenas instruir, mas também fortalecer os laços comunitários e fomentar a geração de renda para mulheres e homens do campo, sempre levando em conta os interesses da comunidade atendida. Se sua localidade tiver interesse em receber um curso dessa parceria, entre em contato com a Equipe Volante no CRAS Stela, ao lado da Câmara de Vereadores, ou pelo telefone/whatsapp 51 99588-8660.